Legalização do Aborto e Democracia no Brasil

quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

Este post vem com um artigo de opinião a favor do aborto provocado, leiam e tirem sua próprias conclusões!

        Nos últimos anos tem se discutido bastante a respeito da legalização do aborto em vários países do mundo, causando bastante polêmica, dando abertura para diversas opiniões.

       Obviamente, como um país democrático, o Brasil deveria possuir leis que permitissem e descriminalizassem a prática do aborto, pois cada indivíduo é livre para realizar a sua vontade, desde que arque com os prejuízos também.

        Além de diversos fatores de pressão social existe também a intervenção da Igreja, que se acha “dona da verdade” e do direito de manipular a vontade das pessoas, pois ela é totalmente contra a prática do aborto, seja qual for a situação, criticando e recriminando qualquer movimento a favor dessa prática.

        Não estou afirmando aqui que desejo que as mulheres tenham filhos desordenadamente e depois os aborte de forma irresponsável. Os métodos anticoncepcionais estão aí para evitar esse tipo de situação e devem ser usados sempre. No entanto, parece que algumas pessoas esquecem que os métodos não totalmente eficazes, podendo falhar algumas vezes, ocasionando uma gravidez indesejada.

       Difícil mesmo é tolerar um monte de pessoas com opiniões formadas e arcaicas repetindo o mesmo discurso de sempre: que o feto já é uma vida. Mas será que essas pessoas levam em consideração a opinião da mãe ou se perguntam se ela está psicologicamente preparada? Já se puseram no lugar de uma mulher que acaba de engravidar e se perguntaram se você queria ser mesmo mãe? Muitas vezes essas perguntas são ignoradas por pessoas com opiniões ultrapassadas e que acham que é simples cuidar de uma vida, “atirando pedras” nas pessoas que são a favor do aborto.

       Logicamente que essa questão do aborto é bastante complicada e envolve diversos fatores sociais e religiosos, porém devemos levar em conta que o Brasil é um país livre e abortar ou não é decisão da mulher e não de terceiros. Ela e somente ela, sabe o que está sentindo no período de gravidez e ainda mais no Brasil, um país que discrimina mulheres jovens que engravidam.

       Em quase toda a Europa o aborto é praticado com o amparo da lei, com a justificativa de que a vida começa com o nascimento e não com a concepção, tendo a mulher o direito sobre o seu próprio corpo e abortar se assim desejar. Esse direito deveria ser estendido para o Brasil também, no entanto isto certamente está longe de acontecer, pois dentre as muitas coisas que não funciona direito nesse país, a Democracia, com toda certeza, é o fator que mais deixa a desejar.

Marcus Issler Batista Gomes de Araújo

Comments

No response to “Legalização do Aborto e Democracia no Brasil”
Post a Comment | Postar comentários (Atom)

Postar um comentário